Quando Ítalo Matoso tinha 13 anos e foi convidado para visitar uma frente missionária no município de Russas (CE), ele vivia um grande dilema. Seu pai havia falecido e desde então ele questionava a existência de Deus e nem mesmo gostava de pessoas que se diziam crentes em Cristo. Mas, mesmo contra a sua vontade, ele atendeu ao convite insistente e foi para o culto que mudaria por completo sua vida.

Durante a celebração, o Pr. Isaías fez o apelo, enquanto Ítalo se escondia na última fila de cadeiras, até que o missionário disse: “Não sei com quem Deus está falando, mas Deus quer que você saiba que Ele o ama e é seu Pai Eterno”.

A partir daquele momento tudo se tornou diferente; o jovem adolescente reconheceu a soberania do Senhor em sua vida e iniciou sua caminhada com Ele, acompanhado pelo missionário que fizera o especial apelo. Ítalo começou a andar junto com a família missionária, a qual o adotou como filho na fé. Ele foi discipulado através do testemunho do Pr. Isaías, que, por meio do relacionamento intencional, tornou-o um discípulo de Cristo Jesus.

Com apenas 16 anos, Ítalo iniciou um trabalho missionário com um Pequeno Grupo Multiplicador e, tal como fizeram os discípulos na Bíblia, compartilhava as boas-novas, em tempo e fora de tempo, estabelecendo relacionamentos discipuladores. Com a mesma idade, ele plantou a Segunda Igreja Batista de Russas.

Acreditamos que o processo de evangelização se torna completo quando compartilhamos a verdade e a vida; foi assim que o Pr. Isaías completou o discipulado do jovem Ítalo, que hoje é missionário de Missões Nacionais, construiu sua família e está plantando quatro novas igrejas e revitalizando uma outra na cidade de Fortaleza (CE).